Cumpre-nos informar que ontem, dia 10, pela 1:55h, constatou-se ter havido falhas generalizadas de energia em Guimarães e Vizela que afetaram o funcionamento de equipamentos eletromecânicos, os quais integram o sistema público de abastecimento de água e são essenciais ao seu normal funcionamento.
Em consequência dessas falhas, ocorreu uma avaria na alimentação em média tensão da EDP o que afetou o reservatório de Urgeses e o reservatório das Minas da Penha. Este último tem um sistema hidropressor que pressuriza a rede de distribuição para as habitações que se situam a uma cota próxima da do próprio reservatório, pelo que, na decorrência da falta de energia, registou-se, numa primeira fase, uma redução drástica da pressão e, numa segunda fase, a indisponibilidade do serviço de abastecimento de água.
Para possibilitar as operações necessárias à criação de zonas de monitorização e controlo das redes na freguesias de Selho S. Jorge, a instalar na Rua da Circunvalação, na freguesia de Selho S. Jorge, destinada a possibilitar o acompanhamento em tempo real do desempenho das redes de abastecimento, será interrompido o abastecimento de água amanhã, terça-feira, dia 07/05/2019, com início pelas 14:00 horas, prevendo-se o início do restabelecimento pelas 16:00 horas do mesmo dia.
Os locais afetados serão os seguintes:
Para possibilitar as operações necessárias à criação de zonas de monitorização e controlo das redes nas freguesias de Mesão Frio e Aldão, a instalar na Travessa da Boavista, na freguesia de Mesão, destinada a possibilitar o acompanhamento em tempo real do desempenho das redes de abastecimento, será interrompido o abastecimento de água na próxima sexta-feira, dia 03/05/2019, com início pelas 14:00 horas, prevendo-se o início do restabelecimento pelas 16:00horas do mesmo dia.
Os locais afetados serão:
A Vimágua realizou esta terça feira, dia 23 de abril, um exercício de incêndio/explosão no seu edifício sede.
Este exercício teve como objetivo testar o Plano de Segurança Interno (PSI) da Vimágua, aprovado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), de modo a aferir a exequibilidade dos procedimentos aí inscritos.
O cenário de emergência simulado foi “Incêndio/Explosão de uma viatura elétrico” na garagem do edifício sede, no piso -1, provocado por um curto circuito durante o seu carregamento, causando uma vítima ligeira por inalação de fumos.
Uma vez que, por meios próprios internos, não foi possível extinguir o incêndio, foi necessário recorrer a meios externos nomeadamente, os Bombeiros Voluntários de Guimarães, a Proteção Civil, a Polícia de Segurança Pública e a Polícia Municipal.
9.00h às 16.00h
Vizela9.00h às 15.30h
Tel.: 253 439 560 *
Fax: 253 410 444
Email: vimagua@vimagua.pt
*Chamada para a rede fixa nacional