Em cumprimento do disposto no Decreto-Lei n.º 69/2023, de 21 de agosto, a Vimágua, torna público os resultados obtidos nas análises de demonstração de conformidade com os valores paramétricos definidos no anexo I do referido Decreto-Lei, relativamente ao 1º trimestre de 2024. Os resultados analíticos apresentados demonstram que a água distribuída nos concelhos de Guimarães e Vizela está em conformidade com as normas de qualidade estabelecidas no Decreto-Lei n.º 69/2023, de 21 de agosto.
Os relatórios podem ser consultados na secção Água de Consumo - Relatórios.
A Vimágua iniciou a empreitada de substituição de redes de abastecimento de água, no dia 15 de abril, em alguns arruamentos da Freguesia de Lordelo.
Esta intervenção, pretende renovar o sistema de distribuição de água, diminuindo o número de roturas e consequentes perdas de água, reduzindo os gastos com as reparações e preservando os pavimentos das vias.
Assim, esta empreitada, promove a substituição de cerca de 2 km de condutas e a renovação de 75 ramais domiciliários, num investimento total de cerca de 371 mil euros.
Serão intervencionadas as seguintes ruas:
• Estrada Nacional 105 entre o km 34+930 e o km 35+750;
• Rua da Portela;
• Rua da Formiga;
• Rua dos Escalheiros;
• Rua de São João;
A Vimágua iniciou, a 11 de março, a empreitada de substituição e extensão de condutas de abastecimento de água e coletores de águas residuais em alguns arruamentos nas Freguesias de Guardizela, Lordelo e Moreira de Cónegos.
A substituição das condutas na Avenida de Silvares, na Freguesia de Moreira de Cónegos, e na Rua de Gaínde, Rua Monte de Baixo, Largo da Mocha e Rua da Seara, na Freguesia de Lordelo, devem-se ao facto de se ter verificado um número crescente de fugas de água, e visam a melhoria da qualidade e da continuidade do serviço, numa extensão total de 970m.
Vimágua procura, sempre, acompanhar as melhores práticas em todos os domínios da sua atividade, sendo a aposta em fontes de energia renováveis, com a instalação de painéis fotovoltaicos, uma das medidas estratégicas, no sentido de promover a descarbonização gradual da sua atividade, em linha, com as políticas e metas nacionais, designadamente, com o Roteiro para a Neutralidade Carbónica - RNC 2050,que traça cenários e trajetórias de descarbonização profunda e transição energética, e com os desígnios ambientais dos Municípios de Guimarães e de Vizela, nomeadamente, com o Plano para o Desenvolvimento Sustentável de Guimarães 2030.
Neste contexto, desde o ano de 2018, a Vimágua tem vindo a instalar painéis fotovoltaicos para a produção própria de energia nos reservatórios e edifícios próprios, conforme gráfico abaixo, tendo evitado, desde essa altura, a emissão de 725 732Kg de CO2 para a atmosfera.
9.00h às 16.00h
Vizela9.00h às 15.30h
Tel.: 253 439 560 *
Fax: 253 410 444
Email: vimagua@vimagua.pt
*Chamada para a rede fixa nacional