A Vimágua tem vindo a adotar estratégias para melhorar a eficiência no uso da água, sendo a redução das perdas nos sistemas de abastecimento um fator decisivo para alcançar este objetivo.
De modo a assegurar uma correta gestão e a sustentabilidade deste recurso natural, a Vimágua tem vindo a executar um Plano de Substituição das Redes de Água, de forma a combater as perdas, reduzir o número e os custos das reparações e os inconvenientes resultantes da indisponibilidade temporária do serviço.
Desta forma, e atendendo à verificação de um número crescente de fugas de água, indiciando a existência de problemas estruturais e fadiga das condutas, considerou-se ser urgente a substituição dos troços na Rua dos Cutileiros de Guimarães e na Rua de São Miguel, na freguesia de Creixomil, e na Rua Moinhos de Gualtar e Rua Nossa Senhora de Fátima, na freguesia de Pencelo, numa extensão de 1.680m.
Está a decorrer, desde o dia 05 de março, a execução de uma empreitada de extensão de redes de águas residuais, na Vila de Lordelo.
Os trabalhos pressupõem a extensão de 400m de rede de drenagem de águas residuais, uma estação elevatória, 140m de conduta elevatória e ainda a execução de 22 ramais domiciliários, servindo cerca de 53 munícipes.
Serão intervencionadas, a Rua e Travessa do Fundão e a Rua da Giesteira.
O reservatório de Castelões, onde se procede ao armazenamento, tratamento e subsequente distribuição de água da rede pública a Castelões e Arosa, é alimentado de forma gravítica por água subterrânea proveniente de duas minas, cuja produção oscila de forma significativa entre o período de inverno e o de verão, podendo, em situações de seca, colocar em causa o normal e regular abastecimento à população.
Assim, no quadro das alterações climáticas que afetam o nosso país, com o aumento da temperatura, a redução da precipitação e a maior frequência de secas prolongadas, a Vimágua decidiu interligar o sistema de abastecimento de água da União de Freguesias de Arosa e Castelões com o reservatório do sistema de abastecimento da Freguesia de Sobradelo da Goma, do município vizinho da Póvoa de Lanhoso, que é abastecido por uma outra origem de água.
Todos os anos, a 22 de março, é assinalado o Dia Mundial da Água, como forma de chamar a atenção da comunidade internacional para as questões relacionadas com a água.
A cada ano, as comemorações estão subordinadas a um tema diferente, o que nos remete para uma nova perspetiva de abordar as problemáticas associadas ao abastecimento de água e à gestão das disponibilidades de água para consumo humano.
O tema proposto para este ano é “Água pela paz”.
Com efeito, há muito se vem chamando a atenção para as dificuldades no acesso à água potável para consumo humano, que são já uma realidade em muitas partes do mundo.
Não existindo água, em quantidade e qualidade, torna-se impossível a existência e o desenvolvimento de todas e quaisquer atividades.
9.00h às 16.00h
Vizela9.00h às 15.30h
Tel.: 253 439 560 *
Fax: 253 410 444
Email: vimagua@vimagua.pt
*Chamada para a rede fixa nacional