Marcação de atendimentoPrecisa de marcar umatendimento presencial?Clique aqui
COVID-19: Medidas de PrevençãoTudo o que precisa de saberPara interagir connoscoClique aqui
À sanita o que é da sanitaAo lixo o que é do lixoEvite entupimentos,maus odores e poluição
Poupe águaPequenos gestos fazem a diferença

ELIMINAÇÃO DE LIGAÇÕES INDEVIDAS DE ÁGUA DA CHUVA NA REDE DE SANEAMENTO VILA DE PONTE (S. GEMIL)

As ligações indevidas de águas pluviais à rede pública de saneamento condicionam, severamente, o bom funcionamento do sistema público de saneamento e criam situações de transbordamento de esgoto, originando insalubridade e afetando os solos e linhas de água.

Estando a Vimágua empenhada quer em eliminar as ligações indevidas de águas pluviais e as infiltrações quer em melhorar o desempenho hidráulico da rede de drenagem residual, vem prosseguindo ações de inspeção para deteção de afluências indevidas de águas pluviais e de eventuais anomalias nos coletores e caixas de visita.

Neste contexto, entre janeiro e abril, do corrente ano foram vistoriadas, na bacia 5AVE15 [S. GEMIL – PONTE], 400 caixas de visita da rede de saneamento e mais 120 caixas e sarjetas da rede de águas pluviais.

Dessa ação resultou a identificação de 10 ligações ilícitas provenientes de prédios, cujos proprietários foram alvo da correspondente notificação para correção e 7 anomalias estruturais, que foram imediatamente corrigidas.

Durante o mês de maio, procedeu-se à limpeza e inspeção vídeo de todos os troços de rede de saneamento que integram esta bacia e, ainda, alguns troços da rede pública de águas pluviais.

A inspeção vídeo permitiu fazer o diagnóstico do estado de funcionamento dos 7,6 Km de coletores que integram a bacia de drenagem em causa e definir a melhor solução para a correção de cada uma das anomalias identificadas.

Deste modo, foram já reparadas 10 caixas de visita, com recurso a argamassas cimentícias de presa rápida; substituíram-se 14 troços de coletores, numa extensão de 195m, com recurso quer aos métodos tradicionais, com abertura de vala, quer à tecnologia CIPP, que consiste no revestimento interior da tubagem existente com uma manga de PVC e malha em fibra de vidro impregnada com uma resina.

Serão, ainda, reabilitados 400m de coletores com recurso à referida tecnologia CIPP.

Os trabalhos já em curso e previstos pressupõem um investimento estimado em 70MilEuros.

Acresce salientar a importância da tomada de consciência dos cidadãos para as boas práticas na utilização do serviço de saneamento, visando a salvaguarda dos nossos rios, da salubridade e saúde pública, pelo que devem assegurar-se  que as águas da chuva dos seus prédios não estão ligadas à rede de saneamento e não devem introduzir resíduos sólidos nas bancas da cozinha ou nas sanitas ,mas sim no caixote do lixo.

 

Todos, pela construção de um território ambientalmente sustentável!

 

05.12.2020

Horário de atendimento

Guimarães

9.00h às 16.00h

Vizela

9.00h às 15.30h

Contactos

Tel.: 253 439 560

Fax: 253 410 444

Email: vimagua@vimagua.pt

Qualidade

Empresa certificada - Âmbito: Captação, Tratamento e Distribuição de Água para consumo humano

Poseur

desenvolvido por 1000 Empresas